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Herodes Antipas, soberano da Galileia, tinha apenas 16 anos quando assumiu o poder, após a morte do pai. Foi esse o Herodes que mandou executar João Batista e diante de quem Jesus apareceu na manhã de sua crucificação. Assim como o pai, sempre desejou ser o Rei dos Judeus. Enquanto ainda em Roma, apelara para que o Imperador Augusto o fizesse o herdeiro principal, acima de seus irmãos, e lhe desse o título de "Rei". Era o mais ambicioso dos três, e receber a Galileia, em vez da Judeia, com sua capital Jerusalém, foi uma decepção.
Herodes, o Grande, havia negligenciado a Galileia, concentrando seus vastos projetos de construção em Jerusalém, no litoral de Cesareia, e na Samaria. A Galileia era constituída principalmente por uma rede de centenas de cidades pequenas e aldeias no alto das colinas, tais como Nazaré, Caná e Nain, todas mencionadas nos nossos evangelhos do Novo Testamento. A base da economia era a agricultura, com uma próspera indústria de pesca no Mar da Galileia. Os galileus eram considerados atrasados pelos padrões romanos e eram conhecidos por seu feroz espírito de independência. Herodes Antipas crescera em Roma, como o proverbiarprincipe mimado", e possivelmente nunca tinha visitado a Galileia antes de assumir o poder.
O primeiro interesse de Herodes Antipas foi a construção de sua magnífica capital, em Séforis. Seu sonho era a construção de um centro romano urbanomoderno, com fórum, mercados, teatro, edifícios públicos, arsenal e, naturalmente, seu próprio palácio, no centro da Galileia rural, que jamais vira tal esplendor. Funcionaria como o centro governamental, comercial e militar de seu reino. Ele estava de olho em duas coisas — comércio e impostos. Segundo Josefo, pôde extrair o valor equivalente a duzentos talentos de ouro (nove toneladas) anualmente de seus súditos.' E isso no começo de seu longo reinado de 42 anos. Os historiadores calculam que Herodes extraiu cerca de um terço do produto de seu território. Não admira que os evangelhos do Novo Testamento mencionem com tanta freqüência e tanta crítica a coleta e os coletores de impostos.
Em 14 d.C. o imperador romano Augusto morreu e foi sucedido pelo filho adotivo Tibério. Jesus teria na época vinte anos. Herodes viu a oportunidade de consolidar e aumentar seu poder. Começou a cunhar suas próprias moedas, com uma folha de palmeira de um lado e uma coroa de louros romana do outro. Por volta de 19 d.C., ele iniciou a construção de uma nova capital, em estilo romano, no litoral oeste do Mar da Galileia, declarando o ano de sua fundação como o começo de uma nova era. Apropriadamente, chamou a cidade de Tiberíades, em honra ao novo imperador. Seguia os passos do pai. Ao localizar a capital no meio do comércio intenso, em torno do Mar da Galileia, e ao forjar elos mais próximos com o território oriental de Pereia, esperava aumentar seu prestígio e influência.
Tiberíades é hoje uma cidade judaica próspera, em Israel, mas partes da antiga capital só foram escavadas recentemente. O que está surgindo é verdadeiramente assombroso. Um portão monumental foi descoberto na extremidade sul da cidade. Os restos de um teatro, tão impressionante quanto os de Cesareia e Séforis, também foram encontrados. Vestígios de ruas e mercados estão sendo revelados. Sabemos que havia um grande palácio assentado em uma colina a oeste, com vista para o lindo Mar da Galileia. A cidade dominava de tal maneira a área, que era comum referir-se ao Mar da Galileia como "Mar de Tiberíades" (Consulte João 6:1; 21:1). Na verdade, Herodes Antipas queria que sua capital perto do mar fosse uma "mini" Cesareia. O que filiava tanto a Séforis quanto à nova Tiberíades, devido à susceptibilidade judaica que Antipas respeitava, eram templos ou santuários para os deuses romanos ou para o imperador. Afinal de contas, Herodes Antipas tinha aspirações messiânicas - queria ser o Rei dos Judeus.
Alguns eruditos creem que José e Jesus tivessem colaborado na reconstrução de Séforis
 
A antiga Tiberíades no templo de Jesus
Como seu pai, Herodes Antipas desejava casar-se com uma princesa da linhagem dos macabeus, em tentativa de granjear favor entre o povo por ter algum tipo deconexão "real". Sua mãe, Maltace, era samaritana. Com a Judeia agora sob o regime militar romano e seu meio-irmão Felipe claramente mais fraco quanto a território e aspirações, ele resolveu agir. Herodíades, esposa de Felipe, era da linhagem real asmoniana. Herodes, audaciosamente, propôs-lhe casamento no palácio em Cesareia, ao iniciar uma viagem a Roma para visitar o Imperador Tibério. Herodíades aceitou imediatamente, vendo uma oportunidade de se livrar do filho mais fraco de Herodes e aliar-se com Antipas. No seu retorno de Roma, casaram-se. Não sabemos em que ano exatamente isso ocorreu, mas esse relacionamento adúltero deve ter dado o que falar em toda a Galileia. O casamento estava destinado a desempenhar um papel crítico nas carreiras tanto de João Batista como de seu parente, Jesus.
O impacto econômico da mudança de Herodes para Tiberíades deve ter sido considerável. O Mar da Galileia já era um próspero centro comercial. A cidade litorânea de Mágdala, logo ao norte, lar de Maria Madalena ("Maria de Magdala"), exportava seu famoso "peixe salgado" para todo o mundo romano. Mais ao norte, ficava a cidade de Cafarnaum, que mais tarde se tornou o centro de operações de Jesus.
Jesus viu Séforis atingir seu esplendor quando era adolescente e presenciou a fundação da grande cidade de Tiberíades quando estava na casa dos vinte. Cresceu à sombra de uma cidade e estabeleceu seu centro de operações algumas milhas ao norte da outra. Nenhuma das duas cidades é mencionada nos nossos evangelhos do Novo Testamento — nem uma palavra sequer sobre o que Jesus fez lá. Em relação aos registros do Novo Testamento, é como se essas cidades não tivessem existido. Como interpretar esse silêncio?
Como veremos, Jesus sentia desprezo absoluto por Herodes Antipas e tudo que ele representava. Falava com sarcasmo daqueles que vestem belos mantos macios e vivem no luxo em palácios reais. Uma vez referiu-se diretamente a Herodes como "aquela raposa", e quando Herodes interrogou-o, na manhã mesma em que Jesus foi condenado à crucificação, recusou-se até a abrir a boca para responder. Foi Herodes quem assassinara brutalmente seu parente e mestre João Batista, e Jesus tinha observado como o desejo de Herodes por poder e riqueza oprimiu injustamente as vidas de seus conterrâneos.
Não creio que haja muita dúvida de que Jesus freqüentemente percorreu as ruas e mercados tanto de Séforis quanto de Tiberíades. Foi completamente exposto à cultura urbana romana que Herodes importou para a Galileia. Ele certamente viu tudo. Ao chegar aos trinta anos, começara a formular um plano que acreditava levar à destruição completa de tudo que Roma e seus simpatizantes e partidários judeus representavam, incluindo o estabelecimento religioso corrupto que dirigia o Templo em Jerusalém. O que visionava, encontrou escrito nos textos sagrados dos profetas hebreus. O tempo era chegado — os reinos do mundo estavam para se tornar o Reino de Deus e de seus Messias.

(James Tabor - A dinastia de Jesus)
Flávio Josefo chamou a Séforis “o adorno da Galileia.” Herodes Antipas escolheu este lugar no ano 4 a.C. como a capital de seu governo.
 

 
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publicado às 14:13



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