Nada é mais importante do que procurar a verdadeira felicidade, desenvolver as funções mais belas da inteligência e transformar os nossos sonhos em realidade. Como conseguir isso? Onde conseguir isso? Somente no mundo real, somente dentro do nosso próprio ser.
A fantasia pode estimular a imaginação e desenvolver a criatividade. Porém, é no mundo real, onde há conflitos, perdas, medos, drogas, lágrimas, metas, sucessos e fracassos, que devemos encontrar o verdadeiro significado da vida, libertar a nossa criatividade e cultivar nossa capacidade de pensar.
A coleção de livros “Harry Potter” escrita pela J.K. Rowling fez um enorme sucesso em todo o mundo entre as crianças e os adolescentes. Mexeu com o coração e libertou a fantasia. Até os adultos viajaram no mundo mágico desses livros. Harry Potter virou um símbolo da juventude.
Neste livro, não usarei o personagem da famosa coleção. Harry Potter será aqui representado por aqueles que viverão histórias baseadas em fatos reais. Harry Potter será o Ferdinando, o Roberto, o Lucas, o Mário, você. Enfim, cada jovem.
Eles viverão aventuras, passarão dificuldades, chorarão, terão de aprender a superar falhas, conflitos, sentimento de culpa, timidez, corrigir rotas. Este livro, portanto, é dirigido a jovens de 9 a 99 anos, pois todos somos pequenos alunos na escola da vida.
Nos livros de J.K. Rowling, Harry Potter e seus amigos entraram para uma escola de bruxos; no livro
“Escola da Vida - Harry Potter no Mundo Real”, os jovens entrarão na mais importante escola do mundo, a escola da vida. Ela inclui nossa família, bairro, colégio, sociedade, amigos.
Você tem medo de errar ou falhar? Pois bem, nessa escola você terá de enfrentar seus erros e descobrir que o mais importante não é errar, mas aprender lições de vida em cada um desses erros.
Na Escola da Vida, os jovens terão de aprender as funções mais importantes da inteligência, como pensar antes de reagir, expor e não impor suas idéias e trabalhar em equipe. Se quiserem brilhar na sociedade terão de desenvolver não apenas a inteligência lógica, mas também as inteligências “Emocional”, “Múltiplas” e “Multifocal”. O que são essas inteligências e como desenvolvê-las? Fique tranqüilo! As histórias que contarei poderão contribuir para estimular esse desenvolvimento.
No livro de J.K. Rowling, Harry Potter usou seus dons sobrenaturais, uma varinha mágica e uma vassoura voadora para resolver seus problemas; no livro “Escola da Vida”, os jovens terão de aprender a usar a “ferramenta” do pensamento para resolvê-los. Este livro ensina a pensar.
No livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, Harry Potter tinha um inimigo mortal que estava fora dele, chamado de Valdemort. No livro “Escola da Vida”, os jovens terão de descobrir que seus piores
inimigos estão dentro de si mesmos. Quem são eles? São seus pensamentos negativos, ansiedade, desmotivação, insegurança, baixa auto-estima.
Precisamos entender que não temos de viver num mundo mágico para que a vida seja uma aventura. A vida por si só já é uma grande aventura. Nem necessitamos viver perigosamente para transformá-la
numa fonte de prazer. É possível encontrar uma fonte de prazer dentro de cada um de nós.
Alguns jovens estão se drogando, se deprimindo ou vivendo numa bolha de solidão, porque não encontraram essa fonte de prazer dentro de si mesmos. Você é feliz? Sua vida tem sentido? Precisamos encontrar na Escola da Vida o verdadeiro sentido para a vida humana...
Nada é tão belo quanto viver. Não importa se você tem pele branca ou negra, se é um americano ou brasileiro, um judeu ou árabe, magro ou obeso, se mora em um palácio ou em uma favela. Você é um ser único. Se não se equipar, estudar e se preparar, poderá um dia ser substituído profissionalmente. Mas nunca se esqueça de que como ser humano ninguém ocupará seu lugar no palco da vida.
Você é um ser humano especial. Jamais se diminua ou se sinta incapaz.
(Augusto Cury - Escola da Vida, Harry Potter no mundo real)