demônio (lat. daemon, do gr. daimon:
gênio bom ou mau) 1. Na filosofia grega,
gênio (espírito) bom ou mau, inferior a um
deus, mas superior ao homem: o demônio de
Sócrates era um gênio que lhe inspirava e
dava conselhos.
2. Na religião cristã, o demônio é um anjo
mau (diferente dos anjos), também chamado
*diabo, Satã ou Satanás, princípio ativo de
todo mal.
gênio bom ou mau) 1. Na filosofia grega,
gênio (espírito) bom ou mau, inferior a um
deus, mas superior ao homem: o demônio de
Sócrates era um gênio que lhe inspirava e
dava conselhos.
2. Na religião cristã, o demônio é um anjo
mau (diferente dos anjos), também chamado
*diabo, Satã ou Satanás, princípio ativo de
todo mal.
(HILTON JAPIASSÚ, DANILO MARCONDES -
DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA)
Nos diálogos de
Platão, Sócrates frequentemente faz alusão a
seu demônio (daimon), a um deus ou gênio
personificando seu destino e prevenindo-o
contra esta ou aquela escolha ou atitude a ser
tomada. Intervindo sempre para impedi-lo
de cair no erro, esse demônio simboliza ao
mesmo tempo a intuição, a presença do
divino e a retidão do pensamento.(HILTON JAPIASSÚ, DANILO MARCONDES -
DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA)
Eu gostaria de lembrar, aqui, que “felicidade”, em grego, é eudaimonia,
palavra com dupla acepção que pode nos ajudar nesta discussão. Ela
é composta por eu, partícula ligada ao sentido de “bom”, e daimonia,
termo derivado de daimon, isto é, o meu espírito interno, aquilo que
os gregos chamavam de “estado de espírito”.
(Mario Sergio Cortella, Yves de La Taille -
NOS LABIRINTOS DA MORAL)
O AMOR É MESMO O DESEJO DE ALGO QUE NOS FALTA.
É O MOTIVO PELO QUAL O AMOR NÃO PODE SER
DIVINO: OS DEUSES NÃO SENTEM FALTA ALGUMA!
“O QUE NÃO TEMOS, O QUE NÃO SOMOS, AQUILO DE QUE
SENTIMOS FALTA: SÃO ESSES OS OBJETOS DO DESEJO DO AMOR”,
EXPLICA SÓCRATES ( O Banquete, 200E). PARTINDO DESSA CONSTATAÇÃO,
O FILÓSOFO VAI FALAR DO AMOR, EVOCANDO OUTRO MITO, O DE
EROS. E, COISA BASTANTE RARA, QUE VALE
SUBLINHAR, ELE PRETENDE TER RECEBIDO ESSE ENSINAMENTO
DE UMA MULHER: DIOTIMA ESSA MULHER DE MANTINEIA
LHE ENSINOU QUE O AMOR, NÃO PODENDO SER UM DEUS,
FEZ-SE UM daimon, UM MEDIADOR ENTRE OS DEUSES
E OS HOMENS. SEMPRE INSATISFEITO, SEMPRE EM
MOVIMENTO, SEMPRE EM BUSCA DE SEU OBJETO,
SEMPRE MENDIGANDO, EROS LEVA OS HOMENS A
DESEJAREM COISAS TÃO DIVERSAS COMO A RIQUEZA,
A SAÚDE, AS HONRARIAS, OS PRAZERES DOS SENTIDOS ETC.
MAS, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, O QUE ELES DESEJAM
ACIMA DE TUDO É A IMORTALIDADE. É O MOTIVO PELO QUAL
ELES FAZEM FILHOS E CRIAM OBRAS, QUER DE ARTE,
QUER DO ESPÍRITO. APESAR DE TUDO ISSO,
CADA UM SABE NO FUNDO DE SI MESMO QUE A MORTE
PERMANECE UMA REALIDADE INCONTORNÁVEL, E QUE
NEM O AMOR DE NOSSOS FILHOS NEM O DE NOSSAS OBRAS
jamais nos levará a uma felicidade durável.
(Lenoir, Frédéric - Sócrates, Jesus, Buda)
DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA)
Nos diálogos de
Platão, Sócrates frequentemente faz alusão a
seu demônio (daimon), a um deus ou gênio
personificando seu destino e prevenindo-o
contra esta ou aquela escolha ou atitude a ser
tomada. Intervindo sempre para impedi-lo
de cair no erro, esse demônio simboliza ao
mesmo tempo a intuição, a presença do
divino e a retidão do pensamento.(HILTON JAPIASSÚ, DANILO MARCONDES -
DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA)
Eu gostaria de lembrar, aqui, que “felicidade”, em grego, é eudaimonia,
palavra com dupla acepção que pode nos ajudar nesta discussão. Ela
é composta por eu, partícula ligada ao sentido de “bom”, e daimonia,
termo derivado de daimon, isto é, o meu espírito interno, aquilo que
os gregos chamavam de “estado de espírito”.
(Mario Sergio Cortella, Yves de La Taille -
NOS LABIRINTOS DA MORAL)
O AMOR É MESMO O DESEJO DE ALGO QUE NOS FALTA.
É O MOTIVO PELO QUAL O AMOR NÃO PODE SER
DIVINO: OS DEUSES NÃO SENTEM FALTA ALGUMA!
“O QUE NÃO TEMOS, O QUE NÃO SOMOS, AQUILO DE QUE
SENTIMOS FALTA: SÃO ESSES OS OBJETOS DO DESEJO DO AMOR”,
EXPLICA SÓCRATES ( O Banquete, 200E). PARTINDO DESSA CONSTATAÇÃO,
O FILÓSOFO VAI FALAR DO AMOR, EVOCANDO OUTRO MITO, O DE
EROS. E, COISA BASTANTE RARA, QUE VALE
SUBLINHAR, ELE PRETENDE TER RECEBIDO ESSE ENSINAMENTO
DE UMA MULHER: DIOTIMA ESSA MULHER DE MANTINEIA
LHE ENSINOU QUE O AMOR, NÃO PODENDO SER UM DEUS,
FEZ-SE UM daimon, UM MEDIADOR ENTRE OS DEUSES
E OS HOMENS. SEMPRE INSATISFEITO, SEMPRE EM
MOVIMENTO, SEMPRE EM BUSCA DE SEU OBJETO,
SEMPRE MENDIGANDO, EROS LEVA OS HOMENS A
DESEJAREM COISAS TÃO DIVERSAS COMO A RIQUEZA,
A SAÚDE, AS HONRARIAS, OS PRAZERES DOS SENTIDOS ETC.
MAS, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, O QUE ELES DESEJAM
ACIMA DE TUDO É A IMORTALIDADE. É O MOTIVO PELO QUAL
ELES FAZEM FILHOS E CRIAM OBRAS, QUER DE ARTE,
QUER DO ESPÍRITO. APESAR DE TUDO ISSO,
CADA UM SABE NO FUNDO DE SI MESMO QUE A MORTE
PERMANECE UMA REALIDADE INCONTORNÁVEL, E QUE
NEM O AMOR DE NOSSOS FILHOS NEM O DE NOSSAS OBRAS
jamais nos levará a uma felicidade durável.
(Lenoir, Frédéric - Sócrates, Jesus, Buda)
DEMÔNIO é aquele que contradiz a mesmice, os dogmas, o comum aceito pela maioria, o sagrado, os embustes, as fraudes e a mentira. É aquele que têm a coragem e a ousadia de desafiar o que está estabelecido como verdade absoluta; é aquele que mata o metódico desafiando os oprimidos a pensar e a reconhecer a hipocrisia presente nos sistemas sociais estabelecidos. John Lenon era um demônio, Giordano Bruno era um demônio, Niezstche era um demônio, Voltaire era um demônio, Galileu era um demônio e as mulheres que curavam as pessoas, usando medicina caseira, as chamadas feitiçeiras ou bruxas, eram demônios. E os ateus, em todas as épocas, são demônios.
Os demônios têm que ser expulsos. A coragem dos demônios envergonham os cadáveres putrefatos e malcheirosos daqueles que se apoiam nas crendices e superstições para fugir da vida e de si mesmos. Os demônios são aqueles cuja inteligência é temida devendo desaparecer para que o rebanho não se corrompa.
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Lamia, a rainha da Líbia, que, segundo a mitologia grega, tornou-se um daemon (demônio). Pintura de Herber James Draper, 1909 |
O demônio quer que cada um conheça-se a si mesmo, tirem as suas máscaras e adquiram a coragem para debater, e rebater, conceitos excludentes e repressores.
Os demônios habitam dentro de todos nós mas só alguns eleitos são capazes de reconhecê-los como seres sábios e amigos capazes de nos elevar à categoria de deuses.
Ana Burke