"Os homens nunca fazem o maltão plenamente e com tanto entusiasmocomo quando o fazem por convicção religiosa"(Pascal
Esse zelota do vídeo fala assim porque vive numa sociedade tolerante, caso contrário, já teria sido queimado na fogueira. Ele e a ideia que pretende passar de que todos nós seríamos maus, se não nos apegássemos à religião cristã/católica. Concordo plenamente com Bertrand Russel:
"Parece-me que as pessoas que se apegaram a ela (religião cristã) foram, em sua maioria, extremamente más. Tendes este fato curioso: quanto mais intensa a religião em qualquer época, e quanto mais profunda a crença dogmática, tanto maior a crueldade e tanto pior o estado das coisas. Nas chamadas Idades da Fé, quando os homens realmente acreditavam na religião cristã em toda a sua inteireza, houve a Inquisição, com as suas torturas; houve milhares de infelizes queimadas como feiticeiras – e houve toda a espécie de crueldade praticada sobre toda a espécie de gente em nome da religião. Constatareis, se lançardes um olhar pelo mundo, que cada pequenino progresso verificado nos sentimentos humanos, cada melhoria no direito penal, cada passo no sentido da diminuição da guerra, cada passo no sentido de um melhor tratamento das raças de cor, e que toda diminuição da escravidão, todo o progresso moral havido no mundo, foram coisas combatidas sistematicamente pelas Igrejas estabelecidas do mundo. Digo, com toda convicção, que a religião cristã, tal como se acha organizada em suas Igrejas, foi e ainda é a principal inimiga do progresso no mundo."
Esse padre é um exemplo vivo do que é e pode fazer o fundamentalismo religioso. Defender a tese de que a Inquisição foi um "ato de caridade" para com os católicos, além de aberrante, é, no mínimo, desonestidade inteletual com pretensão de branquear o verdadeiro móbil inquisitorial. Será que o Sol ainda gira em volta da Terra? Só um cromo seria capaz de defender tal tese. Por outro lado, pretender reduzir a Inquisição a uma mera questão de disciplina interna da ICAR e desafiar a que alguém lhe prove que a Inquisição não actuou apenas por questões heréticas, é no mínimo patético. É uma tentativa da branquear a perseguição inquisitorial aos judeus, maometanos e seguidores de outras igrejas.Só Hitler conseguiu ser tão farsante e irónico! Cito Henry Thomas - "A HISTÓRIA DA RAÇA HUMANA":
A tolerância apreende-se do Evangelho de Jesus Nazaré. Em que "Evangelho" se inspira quem defende tais ideias? Como é possível que as autoridades eclesiásticas ou civis ainda concedam tempo de antena a alguém que advoga e é porta-voz do famigerado obscurantismo medieval da Igreja? Quem espalha a semente do Diabo presta um péssimo serviço à sociedade e ao Evangelho. Não me admiraria nada que este cromo estivesse incluído na lista de personalidades a acolher o Papa Francisco, na próxima visita ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude!"A Inquisição tomou a si o encargo de perseguir não somente os hereges, isto é, os cristãos que se desviassem do caminho ortodoxo, mas também os maometanos e os judeus. Os maometanos e os judeus que viviam na Europa cristã e particularmente na Espanha eram considerados bons combustíveis para a santa fogueira... não tanto porque seus corações se achassem repletos de pecados, mas porque seus cofres se achavam cheios de ouro. Primeiro, eram eles compelidos a aceitar a religião cristã, e depois eram assados vivos, na suposição de que fossem “maus” cristãos.
O homem que mais sobressaiu em zelo nas incinerações de maometanos e judeus foi Tomás de Turrecremata, ou como é mais geralmente conhecido, Tomás de Torquemada. Se Gregório IX foi o pai da Inquisição, Torquemada foi o seu produto mais perfeita. Tinha paixão por três coisas: oração, dinheiro e assassínios. Era um beato convicto — um dos animais humanos mais perigosos. Pensava que satisfazia a vontade de Deus matando seus semelhantes. Era um louco piedoso, investido pelo Papa com poder de dar vazão a toda sua loucura. Durante sua presidência da Inquisição, queimou cerca de dois mil homens e mulheres (alguns calculam o número em oito ou nove mil), e quebrou os ossos de dezenas de milhares de seres, com instrumentos de tortura. Servia igualmente de acusador, testemunha e juiz, e freqüentemente “dava uma ajudazinha” na câmara de tortura."
HYPERLINKS:
* In Hoc Signo Vinces
* A caça às bruxas
* Esquecer 500 anos de massacres?
* A Inquisição e as mulheres
* O Culto à Virgem Maria e a Cultura de Submissão da Mulher
* O inconsciente da Igreja
*A vergonha da Igreja sobre José Saramago
*Sexo e Contradições na Igreja Católica
*A Verdade é a Vida!
*Pedofilia: padres vítimas do estigma
*A CAÇA ÀS BRUXAS (INQUISIÇÃO)
*"Os homens nunca fazem o mal tão plenamente e com tanto entusiasmo como quando o fazem por convicção religiosa". (B. Pascal)
*Deus e dignidade
* Os hereges e a Inquisição
* Budismo versus cristianismo
*Igreja "casta e putana"
*Inquisição
*Inquisição
* TORQUEMADA E A SANTA INQUISIÇÃO
* A Santa Inquisição
* Inquisição - As acusações