Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Semelhante atrai semelhante

por Thynus, em 14.04.13

 

O primeiro exercício fundamental para se melhorar a auto-estima é o relaxamento. Aprendemos na escola que o trabalho enobrece, faz bem à saúde. Tudo bem. Mas, isto é verdade apenas quando você sabe também fazer o cérebro entrar em ritmo alfa, relaxar. Existem várias técnicas de relaxamento, como respiração, músicas especiais, mantras para meditação, massagem, ioga etc. Poucos sabem a diferença entre distresse e estresse. O estresse é uma coisa boa, está ligado à emoção de realizar coisas e traz energia. Entretanto, se eu ficar preocupado e ansioso para fazer algo, isto é “distresse”, que é prejudicial. O único lugar no mundo onde não existe estresse é no cemitério. O pessoal que mora lá não tem estresse nenhum: a “vida” é calma, tranqüila, sem problemas.
O ponto seguinte é a visualização. Se você fizer uma visualização bem-feita, seu cérebro não distingue se o fato aconteceu ou se você só pensou. Dá no mesmo. Vamos citar um estudo que demonstra bem esta situação. Na Universidade de Yale, foram selecionados trinta estudantes que nunca haviam atirado. Todos fizeram testes de tiro e foram selecionados porque obtiveram a mesma média de acerto. Depois disso, eles foram divididos em três grupos: o primeiro grupo treinou vinte minutos por dia, cinco dias por semana, durante seis semanas; o segundo, veio ao campo de treinamento o mesmo número de vezes que o primeiro, mas apenas imaginou-se atirando ao alvo, fazendo com as mãos o gesto de atirar; o terceiro, vinha ao local dos treinos, mas só ficava brincando à toa. Após o período de seis semanas, os testes de tiro foram repetidos: o primeiro grupo, que havia treinado com revólver, melhorou 83%; o segundo grupo, que apenas visualizou os tiros, melhorou 82%; e o terceiro grupo, que ficou à toa, apresentou o mesmo desempenho anterior. Isto demonstrou que o revólver foi nada mais nada menos do que um instrumento para concentrar a mente. Assim como as mãos e os olhos. Quer dizer que eu posso treinar um esporte mentalmente? Claro que sim, fazendo visualização.

(Dr. Lair Ribeiro - "O sucesso não ocorrre por acaso") 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:36


Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2009
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2008
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2007
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D

subscrever feeds