De tudo e de nada, discorrendo com divagações pessoais ou reflexões de autores consagrados. Este deverá ser considerado um ficheiro divagante, sem preconceitos ou falsos pudores, sobre os assuntos mais variados, desmi(s)tificando verdades ou dogmas.
Para quem não sabe, a pessoa que chega a reger uma orquestra sinfônica costuma ter começado sua carreira como violinista (a maioria começa assim) no segundo naipe das orquestras; depois de anos passa ao primeiro naipe, e depois de mais outros anos e sendo muito bom chega a spalla (primeiro violino e responsável pela afinação a orquestra.
Alguns poucos spalla chegam a maestro. O cargo é fundamental porque o maestro comanda os músicos, indicando qual ou quais instrumentos entram na hora certa para que o efeito sonoro da música fique compreensível e perfeito, em completa harmonia entre os timbres diferentes de cada instrumento. Daí o gesto do maestro é importantíssimo, porque ele aponta a batuta para o músico com o instrumento certo indicando a hora certa que ele tem que entrar tocando o seu instrumento, seja ele o violino, a viola, o fagote, a clarineta, a flauta, o prato, etc., para que a música se desenvolva corretamente. Este gesto é feito meio compasso antes do som por razões óbvias. Daí o gesto do maestro antecede cerca de metade a um terço de segundo ao som correspondente àquele gesto. E se o gesto sai errado, na hora errada, a orquetra se descompassa da música porque os músicos são treinados a esperar o comando do maestro para tocarem. Pois bem. Sabendo deste detalhe importante, vejam este filme e tirem as suas conclusões.
(Texto gentilmente cedido pelo amigo Laplasse Passos)