20 de dezembro de 2012. Para esse dia não tomem compromissos. Não se preocupem com presentes de Natal. Inútil. Esse dia será o último. Então o mundo vai acabar em grande estilo: erupções vulcânicas, tsunamis, tempestades geomagnéticas, furacões devastadores, radiações do espaço, o aparecimento de um planeta fantasma irá desencadear o apocalipse.
Isso é esperado por centenas de sites, uma dúzia de livros, uma série de transmissões televisivas que sobre esta profecia estapafúrdia manufaturaram uma avalanche de dinheiro e encantado os amantes do mistério. Mas é verdade? Nós cremos que não, temos a certeza, e gostaríamos de remover, um a um, todos esses argumentos.
As tesesMas vamos com ordem. O que está por trás da crença de que o mundo vai acabar em 2012? Eis os principais eventos previstos:
1. Em 20 de dezembro de 2012 terminará o ciclo de contagem de "tempo" do calendário Maia.
2. A partir dessa data, é o solstício de inverno, o sol estará numa posição rara: alinhado com o centro da Via Láctea, um evento que não se repetiu desde há 26 mil anos.
3. Em 2012, além disso, a actividade solar atingirá um pico e esperam-se tempestades solares que podem interferir na nossa sociedade.
4. O pólo norte e o pólo sul poderiam inverter-se.
5. Em 21 de Dezembro de 2012, um planeta misterioso (Planeta X ou Nibiru) cuja órbita está além de Plutão irá colidir com a Terra.
6. O vulcão Yellowstone, nos USA, entrará em erupção novamente...com efeitos catastróficos.
7. Alguns cientistas russos descobriram que o sistema solar entrou numa nuvem espacial que vai estimulando e desestabilizando o Sol e as atmosferas dos planetas.
Mas não basta. Os profetas da desgraça acrescentam a todas estas causas ainda a leitura esotérica do Gênesis (primeiro livro da Bíblia) e do Yi Jing (o livro das mutações da antiga China). Passando, é claro, através das profecias de Nostradamus e das Pirâmides de Giza.
Procuremos compreender se à volta destas teorias sobre a catástrofe há algum elemento de verdade e cientificidade ou há apenas um negócio muito rentável.