Ao ouvir, a mulher usa, em média, seis expressões em um período de dez segundos de conversa para refletir e corresponder às emoções de quem fala. Seu rosto retrata as emoções que percebe no interlocutor. Observe duas mulheres conversando: pode parecer que o que está sendo relatado aconteceu com ambas. Seus rostos são capazes de expressar, em dez segundos, essa seqüência de emoções: tristeza, surpresa, raiva, alegria, medo, desejo.A mulher percebe o significado do que ouve pela entonação da voz e pela linguagem corporal do interlocutor. Se o homem quer atrair e manter a atenção de uma mulher, deve utilizar sem preconceito esses dois recursos. Quem age assim é bem recompensado.
O objetivo biológico do guerreiro era ouvir impassível, sem demonstrar emoção. Por isso, apesar de experimentar os mesmos sentimentos, dificilmente alguém conseguirá percebê-los em sua expressão fisionômica.
A máscara de impassividade que os homens apresentam enquanto ouvem serve para fazer com que se sintam donos da situação, não significando que sejam insensíveis. As tomografias revelam que o homem se emociona tanto quanto a mulher. Apenas não se permite demonstrar. (Allam e Barbara Pease in "Porque os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?")